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terça-feira, 22 de setembro de 2009

O PREÇO DE UM SONHO

Existem sonhos que parecem impossíveis de serem alcançados, porém se tivermos a motivação certa e o desejo de realizá-los, chegaremos a concretizá-los.

Muitos não alcançam seus sonhos, não por falta de capacidade, mas por falta de fé. Não acreditam que são capazes, e que os obstáculos apenas fazem com que a vitória tenha um gosto melhor.

Os que param na caminhada, sem ao menos tentarem, terão muito mais tempo para se arrependerem, do que poderiam ter gastado com a realização do sonho.

Quem sonha vai além, ultrapassa barreiras, passa por vales, sobe montanhas, e chega onde outros nunca pensaram estar.

Sonhar pequeno ou sonhar grande exige de nós as mesmas energias mentais, os mesmos esforços físicos, e o mesmo tempo gasto.

Pois vamos sonhar grande e deixar que nossos sonhos nos levem além de nossas limitações humanas!

domingo, 13 de setembro de 2009

APRENDENDO COM JOSUÉ.


IGREJA NOVAS DE PAZ EM TAUBATÉ / SP







UM GIGANTE POR DIA

I Samuel capítulo 17

Propósito Geral: Consolador.Tema Específico: Capacitação espiritual.
Afirmação Teológica: O SENHOR NOSSO DEUS NOS CAPACITA PARA VENCERMOS OS "GIGANTES" QUE A CADA DIA APARECEM EM NOSSA CAMINHADA.

- Vejamos as capacidades que Deus deu a Davi naquele dia:.
1. CAPACIDADE DE FICAR INDIGNADO – vs 26.Deus nos capacita a ficarmos indignados da forma correta:a) Uma indignação não-egoísta: Davi não tomou aquelas afrontas de Golias como se fossem contra si mesmo, mas contra seu povo.

b) Uma indignação não-conformista: Ele não ficou sentado exigindo que alguém fizesse alguma coisa, ao contrário, ofereceu-se voluntariamente para enfrentar o gigante.

c) Uma indignação não-interesseira: Ele não estava preocupado consigo mesmo, nem com sua segurança, nem com seu conforto pessoal, nem com as generosas recompensas oferecidas pelo rei para quem vencesse Golias (vs 25).

c) Uma indignação não-vulgar: Ele não podia aceitar que Golias afrontasse o Deus de Israel. Havia um belíssimo elemento de zelo santo em sua indignação.


2. CAPACIDADE DE RESISTIR ÀS CRÍTICAS - vs 28-30.As críticas que sofreu foram duras e severas, pois vieram do seu irmão mais velho, que o classificou como presunçoso, maldoso e bisbilhoteiro, mas Davi não se abalou com elas.


3. CAPACIDADE DE AGIR COM CORAGEM – vs 31-37. Coragem sim; suicídio, não! Davi era corajoso, mas não era suicida.Sua coragem não estava baseada em discursos bem elaborados, nem em especulações pseudo-teológicas ou doutrinas positivistas.Não! Sua coragem estava baseada em suas anteriores experiências pessoais com o Deus vivo, que o livrara das garras do leão e do urso e certamente o livraria das mãos do filisteu - vs 34-37.



4. CAPACIDADE DE AGIR COM SIMPLICIDADE – vs 38-40. Nada de coisas espetaculares. Nada de espada, armadura ou capacete de bronze.Nada de amuletos, sinais divinos, profecias ou milagres.Tão somente uma funda, 5 pedrinhas lisas e sua fé em Deus.


5. CAPACIDADE DE IR ATÉ O FIM – vs 48-51. Davi foi correndo ao encontro do gigante e o acertou na cabeça. Quando Golias caiu já estava morto, mas, mesmo assim, ele fez questão de sedimentar a vitória do seu povo: cortou a cabeça do gigante e a levantou, para horror dos seus inimigos, que fugiram correndo e foram destruídos na derrocada.

CONCLUSÃO Senhor nosso Deus nos faz vencer, dando-nos:- Capacidade de ficar indignado da forma correta. - Capacidade de resistir às críticas.- Capacidade de agir com coragem. - Capacidade de agir com simplicidade.- Capacidade de ir até o fim.

PELOS FRUTOS CONHECEREIS QUEM É SALVO?

Mateus 13.1-9; 18-23.

Ficha do Texto
Tempo Bíblico: Tempo de Jesus.
Para Quem foi Escrito? Para a Igreja primitiva.
Quando? Depois da destruição de Jerusalém, no ano 70 d.C., quando a Igreja experimentava um grande crescimento.
Porque? Os cristãos judeus queriam impor a Lei como a mediadora entre Deus e os homens e, os cristãos gentios, por sua vez, queriam viver sem nenhum tipo de lei, aproveitando-se da sua liberdade em Cristo Jesus para darem vazão às obras da carne.
Para Quê? Para corrigir os erros de ambos os grupos e dar à Igreja uma base teológica consistente para um crescimento sadio.
Assunto Principal: Somente os verdadeiros salvos “frutificam”.

Ficha do Sermão
Propósito Geral: Consagratório.
Propósito Específico: O ouvinte deverá engajar-se na obra de Deus, para produzir os frutos que se espera de um verdadeiro cristão.
Introdução
Quebra-Gelo:
(Faça a leitura do texto)
Gancho:
Afirmação Teológica: O único modo de saber se uma pessoa realmente é salva é verificando seus frutos.

Frase de Efeito: PELOS FRUTOS CONHECEREIS QUEM É SALVO!

- Quer saber o que simbolizam os diversos tipos de solos descritos nesta parábola?
- Simbolizam o caráter e o coração das pessoas que ouvem a Palavra de Deus. Vejamos:

1) O SOLO À BEIRA DO CAMINHO simboliza o homem de coração endurecido (vs 4 e 19).
Nota: Esse coração é “via pública”, onde transitam todas as idéias e más influências; por isso ficou assim endurecido:
-Incapaz de acolher a mensagem do reino.
-Completamente insensível para as coisas do mundo espiritual.
-Há muito tempo preferiu não dar ouvidos a Deus.

Romanos 1.20-21 diz que estes indivíduos deliberadamente desprezam a Deus: “Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis; porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu”.

Com estas pessoas, Satanás age com dupla garantia:
(1) Que a terra batida continue endurecida, para não acolher a Palavra, e;
(2) Que as aves roubem a semente, antes que qualquer chance de vida apareça.

Ilustração:

Aplicação: Se é este o seu caso, deixe-me alertá-lo: Você está a caminho da condenação eterna. Viverá sem Deus, morrerá sem Deus e passará toda a eternidade longe de Deus, em sofrimentos indescritíveis.

Apelo: Clame por sua alma, enquanto é tempo! Se a vida endureceu o seu coração, há alguém que pode quebrantá-lo: Jesus Cristo. Renda-se a Ele! Frutifique!

Pelos frutos conhecereis quem é salvo!

2) O SOLO ROCHOSO simboliza o homem de coração superficial (vs 5, 6, 20 e 21).
Nota: Onde há pouca terra e o pedregulho fica perto da superfície, a semente se desenvolve rapidamente, porque o calor do dia, preservado pelas pedras, fornece o calor necessário para um desenvolvimento rápido, mas a semente não pode lançar raízes, devido à superficialidade do solo. Tal homem:
-Sente atração imediata pela pregação do reino dos céus e com alegria a recebe (achando que ela é capaz de lhe satisfazer todas as necessidades e esperanças). O falso calor da emoção cria de imediato uma expressão de intensa religiosidade, porém, superficial.
-Ele tem visão superficial dos deveres, da responsabilidade e dos sofrimentos que a adoção da mensagem por impor-lhe.
-Quando lhe sobrevêm a “angústia” e a “perseguição” a alegria desaparece e a intensidade do interesse diminui; são os sinais da morte iminente.

Estes indivíduos não querem, de fato, seguir Jesus, pois o discipulado importa em sofrimentos. Disse Jesus: “ ...quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim” (Mateus 10.38). Tomar a cruz é um morrer diário. Ninguém deve esperar que a aceitação da mensagem evangélica o isente dos problemas da vida humana. O evangelho nos traz esperança em meio aos sofrimentos.

Ilustração:
Aplicação: Se é este o seu caso, deixe-me alertá-lo: Você também está a caminho da condenação eterna. Deus não aceitará suas desculpas por abandonar o caminho. Crie raízes e frutifique!

Pelos frutos conhecereis quem é salvo!

Apelo: Clame por sua alma, enquanto é tempo! Se a cruz parece-lhe pesada, peça forças a Deus, mas deixe de dar desculpas por seu fracasso como cristão.

3) O SOLO COBERTO DE ESPINHOS simboliza o homem de coração mundano (vs 7 e 22).
Retruco: Alguns pensam que o termo bíblico “mundano” aplica-se somente àquelas pessoas que estão atoladas em sérios e vergonhosos pecados, mas, mundano é todo aquele que se dedica aos “cuidados do mundo”.

Nota: A semente cresce e produz, mas a planta não floresce por causa dos obstáculos. Tem raízes, mas as “ervas daninhas” e os “espinhos” não permitem o aparecimento de frutos maduros. Tal homem:
- Recebe a Palavra com sinceridade e boa intenção, mas preenche sua vida com diversos cuidados do mundo (conforto, fama, prestígio, posição social, laser, possessões materiais), ao ponto da vida espiritual tornar-se simplesmente impossível, pois o coração repleto de interesses materiais sempre encontra razões para continuar sua busca e até intensificá-la.
- É impossível manter a busca espiritual e a materialista ao mesmo tempo e obter êxito nas duas.

Jesus alertou: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas” – Mateus 6.24.

Ilustração:
Aplicação: Se é este o seu caso, deixe-me alertá-lo: Você também está a caminho da condenação eterna. Deus não o perdoará por trocar a glória celestial por bens e valores materiais. Dedique-se ao reino de Deus e frutifique!

Pelos frutos conhecereis quem é salvo!

Apelo: Clame por sua alma, enquanto é tempo! Você precisa romper com este mundo. Quem é amigo do mundo é inimigo de Deus. Converta-se a Cristo verdadeiramente, agora mesmo!

4) O SOLO BOM simboliza o coração que recebeu a Palavra de Deus (vs 8 e 23).
Nota: Mesmo a produção mais baixa (30 por 1) era considerada alta para os agricultores daquela época e ainda o é, hoje em dia.
- O solo bom é aquele que não é via pública de idéias e influências humanas.
- O solo bom é aquele que tem profundidade.
- O solo bom é aquele que está livre de ervas daninhas e espinhos.
- O solo bom é aquele que foi revirado, rasgado pelo arado, preparado.

Assim diz a Palavra de Deus, quanto aos frutos de um crente verdadeiro: “Os justos florescerão como a palmeira, crescerão como o cedro no Líbano. Estão plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes, para proclamarem que o Senhor é reto. Ele é a minha rocha, e nele não há injustiça” – Salmo 92.12-15.

A sua morte na cruz nos trouxe vida – Efésios 2.4-7.

Aplicação: Se é este o seu caso, aleluia! Deus seja louvado!

Pelos frutos conhecereis quem é salvo!

Apelo: Coloque-se nas mãos de Deus e diga ao Senhor: “Eis-me aqui; usa-me a mim”. Usa-me no Teu reino para o que quiseres (evangelizar, discipular, apoiar, etc). Aliste-se neste exército de Deus, vitorioso. Mais que vitorioso.

CONCLUSÃO:
Não basta ouvir a Palavra de Deus. É preciso abrir o coração, suportar a angústia ou a perseguição e livrar-se de todo embaraçado da vida. Somente corações assim podem “frutificar” para Deus.

QUAL A IMPORTANCIA DO JOIO NO MEIO DO TRIGO

Texto chave - Mateus 13.24-26

QUEM SEMEOU O JOIO E O TRIGO?
A semente é boa e semeada em campo. (não especificando o campo), qualquer campo; não depende do agricultor para que dê frutos (é algo sem certeza, pois pode haver interpéries);
Deus semeou o trigo. Base de alimento para muitos povos; Depende do trabalho do homem para ser semeado; custa tempo e desgastes físicos;
O inimigo aproveita enquanto todos dormem para semear o joio. Erva daninha;não depende do trabalho humano, nem da vontade de Deus; age na falta de vigilância do agricultor (vigiai e orai).

POR QUÊ O JOIO ESTÁ NO MEIO DO TRIGO?

Por ser uma Erva daninha é mais forte que o trigo, ajudando a fortalecer a raiz e evitando que tombe quando vem o vento forte;problemas familiares, sofrimentos não compreendidos, provações são experiências para o cristão.
Cresce junto fazendo sombra, ajudando a minimizar o calor do sol; estão ao nosso lado constantemente, não podemos extirpá-los do nosso meio; alimenta-se da mesma fonte que nós, e é até mais abençoado (Sl 73).
Dá aos que olham a aparência de estar cheio o campo, além do real. Servem de motivação para os ímpios entrarem na igreja; quem olha de fora vê a quantidade; ajudam a pagar as custas da igreja através dos dízimos e ofertas; são até abençoados financeiramente, mas não estão salvos.

COMO DIFERENCIAR O JOIO DO TRIGO?
1. Os dois são totalmente iguais quanto à aparência;humanamente é impossível, pois vemos o exterior, não conhecemos o oculto;
2. Impossível retirar um sem estragar (maltratar) o outro; famílias na igreja, namorados, amigos; as vezes bons professores, mestres, doutores, etc.
3. Só sabemos quem são após darem os frutos. Pelos frutos serão conhecidos; frutos espirituais; frutos de justiça; quando apresentarem diante de Deus para o julgamento final.

O QUE TEMOS A PERDER?

TEXTO: JOÃO 6.60-71
ASSUNTO DISCUTIDO: DESERÇÃO DE MUITOS DISCÍPULOS
MENSAGEM CENTRAL: V68 RESPONDEU-LHE, POIS, SIMÃO PEDRO: SENHOR, PARA QUEM IREMOS NÓS? TU TENS AS PALAVRAS DA VIDA ETERNA.

Algumas pessoas que não tinham nada a perder e arriscaram tudo:
DAVI 1Sm 17.32 – RESPEITO / HONRA
1. vivia no campo cuidando de ovelhas;
2. humilhado por sua aparência ruiva;
3. o mais novo da família (não tinha direito a herança);
4. já tinha lutado com urso e leão;
5. se ganhasse a luta teria a mão da princesa e isenção dos impostos da família.
O que poderia perder?
JOSÉ – Gn 37 Os sonhos de José – PROSPERIDADE / RESTITUIÇÃO
1. 18 – Conspiração do irmãos de José;
2. 26 – vendido pelos irmãos;
3. 39.1 – na casa de Potifar;
4. 40.1 – na prisão interpreta o sonho do Faraó;
5. se desvendasse o sonho do Faraó teria riqueza, governaria o Egito, e cuidaria de toda sua família.
O que poderia perder?
A MULHER DO FLUXO DE SANGUE Mt 9.20 – CURA FÍSICA / TRANSFORMAÇÃO.
1. doze anos sofria da enfermidade;
2. era considerada imunda pra sociedade da época;
3. não tinha família;
4. gastara todo o dinheiro com médicos e remédios;
5. se tocasse em Cristo ficaria curada, teria uma vida transformada. Poderia
casar-se.
O que poderia perder?
ANA (mãe de Samuel) 1 Sm 1.2 – EXALTAÇÃO / BENÇÃO ALÉM DA MEDIDA.
humilhada todos os anos pela outra;
não reconhecia que era amada pelo marido por causa da falta de filhos;
não tinha o carinho de um filho;
era confundida como “bêbada” por causa de sua oração triste e desesperada.
se fosse ouvida, teria filho, seria reconhecida pela sociedade, teria conforto sentimental.
FÉ E SALVAÇÃO – EF 2.8 - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.

CONCLUSÃO: O que temos a perder se aceitarmos a Cristo e vivermos segundo sua vontade, receberemos respeito, honra, cura física, transformação, exaltação e benção além da medida. O que mais queremos ter se a salvação vem de graça. Música – Tudo que Jesus conquistou na cruz é direito nosso, é nossa herança.

ADORAÇÃO E MÚSICA NA IGREJA

Isaías 55:10-11(Porque, assim como a chuva e a neve descem dos céus e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir e brotar, para que dê semente ao semeador, e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei).
Na adoração existe uma palavra de Deus que desce do alto e uma resposta que ascende do homem. A mensagem divina retorna em frutos de harmonia com a vontade de Deus. Assim a adoração é ação: uma auto-revelação de Deus e uma resposta positiva do homem. Robert E. Webber mostra que como adorar é um verbo, é algo que fazemos para a glória de Deus.
Aspectos que criam o lugar da música na adoração da igreja.
1. A música como criação e doação divina
A música é um presente de Deus, parte de sua criação, de tudo "que era muito bom" (Gênesis 1:31- E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto)
O Senhor fez no principio os homens a sua imagem, com gosto pela beleza, e com suficiente criatividade e capacidade estética para expressá-la e desfrutá-la (Gênesis 1.27-28). Deus é a grande gênese da música.
O homem, como mordomo do Criador, é responsável por usar, preservar e desenvolver o dom da criatividade, e da expressão musical.
2. A música da igreja como arte e missão
Donald P. Hustad afirma que "a música na igreja não é uma arte livre, nem um fim em si mesma. É arte trazida aos pés da cruz: arte dedicada ao serviço de Deus e a edificação da igreja."
Diferentemente da arte "pura," a música cristã supera o prazer estético e é avaliada pelo cumprimento de seu propósito. Esse propósito não pode diferir da missão divina da igreja: adoração (leitourgía), ensino (didajé), comunhão (koinonía), proclamação (kerygma), testemunho (marturía), serviço (diakonía).
2.1. Adoração (leitourgía): é "a primeira responsabilidade da Igreja", é também o grande objetivo da igreja e de seu culto. A música cristã é um instrumento de comunicação entre Deus e os homens. Um meio pelo qual Deus pode expressar-se, e ao mesmo tempo permitir ao homem expressar uma resposta positiva à iniciativa da divindade. A música eclesiástica deve orientar-se à adoração a Deus.
2.2. Proclamação (kerygma): A música da igreja apregoa os feitos redentores de Deus em favor dos homens, e estende a eles um convite à fé e ao compromisso cristão. As religiões pagãs baseavam sua adoração nos ciclos da natureza; a religiosidade bíblica se baseia nas intervenções históricas de Deus em favor de seu povo. Os grandes atos da criação, preservação, redenção e providência devem proclamar-se na adoração cristã e na sua música. Ellen White o expressou desta maneira: "A voz humana tem muito poder efetivo e musicalidade, e que aquele que aprende a cantar realiza esforços decididos adquirirá o habito de falar e cantar que será para ele um poder para ganhar conversos para Cristo".
2.3. Testemunho (marturía): A música cristã prove a oportunidade para compartilhar a fé e a experiência cristã com os outros. É um veículo adequado para contar o que o Senhor tem feito na vida de cada testemunha. Os que não crêem podem receber esse testemunho, e os crentes serão edificados.
2.4. Educação (didajé): A música sacra constitui um ministério docente porque, como a música é educativa, pode transmitir com eficácia importantes aspectos do caráter e das ações do Criador. Nunca se deve perder de vista o valor do canto como meio de educação. Que haja cântico no lar, de hinos que sejam suaves e puros, e haverá menos palavras de censura e mais de animação, esperança e alegria. Haja canto na escola, e os alunos serão levados para mais perto de Deus, dos professores e uns dos outros."
2.5. Serviço (diakonía): A música cristã é muitas vezes um remédio para o espírito humano. Outorga ânimo, consolo e fortaleza. Por meio dos cantos sagrados em Israel "elevavam-se seus pensamentos acima das provações e dificuldades do caminho; abrandava-se, acalmava-se aquele espírito inquieto e turbulento; implantavam-se os princípios da verdade na memória; e fortalecia-se a fé." Por esta razão os músicos cristãos devem ver a si mesmos como autênticos ministros de Deus em favor dos conversos.
2.6. Comunhão (koinonía): A música cristã enfatiza a unidade da igreja e fortalece os laços de amor entre seus membros. Além de unir, o canto freqüentemente provê uma das poucas oportunidades de genuína participação conjunta. A oração e o canto unem os pensamentos dos adoradores e os orienta na direção do divino. Por isso, "O canto não deve ser feito apenas por uns poucos. Todos os presentes devem ser estimulados a tomar parte no serviço de canto."
3. A música como expressão
A música cristã é um meio de expressão religiosa. Uma expressão humana, dentro de um indubitável marco teológico.
Deve ser expressão de Deus. É criada e executada por seres humanos, mas leva à sublime intenção de expressar a Deus. Por isso, "a música cristã deve incluir a melhor expressão humana possível daquilo que a cultura percebe ser a auto-revelação de Deus à humanidade".
A adoração levará em conta a transcendência e a imanência de Deus (Isaías 57:15- Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos). Deus é anterior e está além da criação, mas veio a nós em Cristo e no Espírito Santo. A transcendência de Deus promove a reverência, e a imanência torna possível a comunhão. A música da igreja deve apresentar a Deus tal como a Escritura o revela: um Deus que desperta o temor reverente tanto quanto o gozo cristão.
A música é uma expressão de prazer, e não tem porque renunciar a ele. Existe o risco de fazer do prazer da música um fim em si mesmo, de limitá-la a uma experiência puramente estética, transformando-a num "entretenimento religioso".
A música é expressão de emoção. A música fala ao coração. Alfred Küen expressa que todo o ser: "espírito, alma e corpo, os sentimentos e a vontade, assim como a inteligência, deveriam estar envolvidos no culto".
Fala-se muito da utilização litúrgica dos dois hemisférios cerebrais; o esquerdo, verbal, lógico, cognitivo, racional; e o direito, não verbal, intuitivo, estético, emocional. Paulo insta aos cristãos de Corinto a cantarem "com o espirito" e "com o entendimento" (I Coríntios 14:15- Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento). O perigo é reduzir a emoção a sua expressão superficial: o sentimentalismo. Isto resulta em desconectar a música do conjunto da realidade cultual, de seu contexto teológico e experimental, e impor com insistência as preferências individuais.
A música sacra deve ser a expressão de autêntica religiosidade. Há de ser julgada em relação com o cumprimento de sua missão espiritual. A música cristã deve servir como um meio eficaz de revelação divina e resposta humana.
A música cristã há de ser a expressão dos princípios fundamentais da fé. Na situação da religiosidade protestante, a música religiosa deve manifestar o sustentáculo de seu pensamento teológico.
3.1. Primazia das Escrituras. O princípio da Sola Scriptura (Somente a Bíblia) tem implicações na adoração e na música da igreja. A adoração tende a ser mais racional que mística, por submeter-se às pautas escriturais. A pregação bíblica passa a ser central na adoração congregacional. A leitura e a pregação da Escritura não é substituída nem ofuscada pela música, apenas realçada por ela.
3.2 A Salvação pela Fé O principio fundamental da Sola fide (Somente a fé) determina que o culto dê ênfase na salvação, e em tudo relativo à justificação, santificação e a glorificação. Nesta atitude o culto não acrescenta mérito à redenção em Cristo, mas é um fruto precioso da salvação. Na realidade só o crente, o homem convertido adora verdadeiramente a Deus.
3.3 O Sacerdócio dos Crentes O princípio do sacerdócio universal dos crentes promove a participação de cada membro da congregação. Por isso, os sermão e o canto devem ser simples e compreensíveis para a grande maioria.
4. A música sacra como adoração a Deus
As palavras originais da Escritura para significar "adoração" oferece chaves importantes acerca da natureza deste encontro entre o humano e o divino. A palavra hebraica mais freqüente, shâjâh, denota a ação de inclinar-se ou render homenagem. A palavra grega equivalente, e a mais importante do Novo Testamento, proskuneô, encerra a conotação primária de "beijar para". O hebraico ‘abad, ou o grego latréuô significam serviço a Deus. Nesse sentido a adoração é a homenagem, a submissão, a obra e o serviço de todo o povo a Deus.
4.1. Adoração como diálogo. Em Isaías 6:1-8, Deus se aproxima do profeta em revelação de seus atributos e como portador de uma vocação divina, e o profeta responde em confissão, submissão e rogo. O mesmo ocorre no verdadeiro culto. "Deus nos fala através da leitura bíblica, do sermão e dos hinos que cantamos. Também respondemos por intermédio de hinos e de outras palavras que nos tem sido designadas, em louvor, gratidão, confissão, dedicação, petição e intercessão."
João Calvino dizia que a congregação é o primeiro coro da igreja.
A idéia de adoração como conversação com Deus deve conduzir a uma cuidadosa seleção da música eclesiástica. "O diálogo da adoração deve ser completo: deve dar um panorama completo da auto-revelação de Deus e prover a oportunidade de gerar uma resposta completa por parte do ser humano tanto em símbolos cognitivos (palavras) como em formas criativas (música e outras artes)."
4.2 Adoração como oferta Adorar é ofertar a quem é o legítimo doador de todas as coisas. Hebreus 13:15-16-Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome. E não vos esqueçais da beneficência e comunicação, porque com tais sacrifícios Deus se agrada. Sem esquivar-se ao valor, II Samuel 24:20-24- Porém o rei disse a Araúna: Não, mas por preço justo to comprarei, porque não oferecerei ao SENHOR meu Deus holocaustos que não me custem nada. Assim Davi comprou a eira e os bois por cinqüenta siclos de prata. Porque a adoração é um doar e um doar-se a Deus. Haverá bênçãos e satisfações, mas serão frutos benéficos dessa piedosa e transformadora doação humana. "Adoração é submissão a Deus."
William Temple: "Adoração é a submissão de todo nosso ser a Deus. É tomar consciência de sua santidade; é o sustento da mente com sua verdade; é a purificação da imaginação por sua beleza; é a abertura do coração a seu amor; é a rendição da vontade a seus propósitos. E tudo isto se traduz em louvor, a mais íntima emoção, o melhor remédio para o egoísmo que é o pecado original."

CLAYTON SANTOS

Sou amante da Palavra de Deus e sempre busco aprender mais daquilo que Deus quer me ensinar. Gosto dos cultos de ensino, EBD e cursos teológicos, visando o crescimento do Reino de Deus.Tenho um sonho: que um dia independente de placas ou insígnias, todos sejamos verdadeiramente irmãos, filhos de um único Deus, que não faz acepção de pessoas, mas que ama todos com a mesma intensidade. Um Deus que não nos escolheu por nossas qualificações, nem por nossos “lindos olhos”, mas por que um dia tivemos a coragem de dizer sim ao projeto dele em nossas vidas. Um Deus que quer ter você em um grande e maravilhoso negócio: você não dá nada a ele, além de sua fidelidade, e ele dá uma vida eterna a você, com bençãos que você jamais possa imaginar que existam. MAS, COMO ESTÁ ESCRITO: AS COISAS QUE O OLHO NÃO VIU, E O OUVIDO NÃO OUVIU, E NÃO SUBIRAM AO CORAÇÃO DO HOMEM, SÃO AS QUE DEUS PREPAROU PARA OS QUE O AMAM (1 Cor 2.9).

SOBRE O AUTOR DO BLOG

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Taubate, São Paulo, Brazil
Fui seminarista católico por 6 anos, porém no ano de 1999 tornei-me evangélico. Creio que o respeito pelas pessoas está acima das religiões. Sou Bacharel em Teologia, Graduado em Segurança Pública e Letras (Língua Portuguesa e Inglesa). Sou apaixonado pela Santa Palavra de Deus, e procuro ministrá-la com isenção de tendencionalismos e imposições humanas, buscando a verdade acima de tudo. Minha conversão foi fruto tão somente do estudo da Palavra de Deus, e da busca constante pelo Espírito Santo.

MINHA INSPIRAÇÃO

MINHA INSPIRAÇÃO
Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede ao de finas jóias. O coração de seu marido confia nela, e não haverá falta de ganho. Ela faz bem e não mal, todos os dias de sua vida. Prov 31.10-12